terça-feira, 27 de abril de 2010

CURSO DE REANIMAÇÃO NEONATAL (HGPV)












Nesta terça-feira, 27 de abril, o Hospital Prado Geral Valadares promove curso de Reanimação Neonatal para profissionais que atuam em sala de parto [médicos obstetras, enfermeiros e técnicos e auxiliares de enfermagem da maternidade, centro cirúrgico e berçário]. De acordo com a coordenadora de enfermagem da Maternidade do HGPV, Claudia Tetê, a realização deste evento visa repassar os conhecimentos adquiridos recentemente por profissionais do hospital, durante participação de curso específico em Salvador, além de reconhecer a importância da reanimação neonatal no nascimento para a redução da mortalidade neonatal. Este evento tem o apoio do Núcleo de Educação Permanente, com vistas a promover melhoria da assistência ao recém nascido. Na programação do evento haverá apresentação do perfil da mortalidade neonatal no HGPV pela coordenadora do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia, Meirinha Alves, além dos seguintes temas abordados pela médica pediatra do HGPV, Fernanda Dalla Costa: asfixia perinatal, passos iniciais da reanimação, líquido amniótico meconial, oxigênio inalatório, ventilação com balão e máscara, auxílio à intubação traqual, massagem cardíaca, preparo e administração de medicamentos.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Imunização contra H1N1 poderá ser prorrogada em alguns postos


Quem perdeu o prazo para se imunizar contra a gripe A (H1N1) poderá ganhar mais um dia para se proteger. O Ministério da Saúde recomendou, nesta quinta-feira (22), que estados e municípios abram seus postos no próximo sábado (24) e permitam que os convocados em etapas anteriores da vacinação possam ser atendidos.
A abertura desses postos, contudo, ficará a critério de cada prefeitura ou governo estadual. O ministério recomenda que as pessoas procurem a secretaria de saúde de sua cidade para saber se locais de vacinação estarão abertos.
Os grupos que já deveriam ter se imunizado e que poderão fazê-lo no sábado são as gestantes, crianças de seis meses a menores de dois anos, doentes crônicos e jovens saudáveis de 20 a 29 anos – estes últimos, pelo calendário original, têm até sexta-feira (23) para se vacinar.
No sábado começa o período de vacinação da nova gripe para as pessoas com mais de 60 anos com doenças crônicas, que têm até o dia 7 de maio para ir aos postos de vacinação. Nos estados das regiões Norte e Sul eles também receberão imunização contra a gripe comum.
A vacinação de pessoas que têm entre 30 e 39 anos está prevista para o período entre 10 e 21 de maio. Segundo o ministério, até a tarde desta quinta-feira mais de 32 milhões de pessoas já haviam sido vacinadas contra a nova gripe.


http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/04/imunizacao-contra-h1n1-podera-ser-prorrogada-em-alguns-postos.html

Anvisa proíbe no Brasil implantes de silicone que se rompem com facilidade



Quem usa essas próteses deve procurar médico, diz agência.Na semana passada, produtos foram proibidos na França."
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu o comércio de próteses de silicone da marca Poly Implant Prothese (PIP) em todo o território nacional. Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (5), a agência informa que a decisão foi tomada após um alerta Agência Francesa de Saúde, que detectou um aumento no número de casos de rompimento das próteses desse fabricante.
Na última quarta-feira (30), as autoridades de saúde francesas recolheram próteses da PIP do mercado alegando que elas eram feitas de um tipo de silicone fora da especificação recomendada, e que isso estaria causando o rompimento precoce da cápsula que envolve o produto. No Brasil, os dois produtos suspensos são o Implante Mamário Preenchido de Gel de Alta Rotação Coesividade e o Implante Mamário Preenchido de Gel de Alta Coesividade. Segundo o aviso publicado pela Anvisa, quem usa esses dois produtos não precisa substituí-los imediatamente. “Não existem razões que justifiquem a remoção e substituição preventivas dessas próteses, a não ser que uma ruptura efetiva seja identificada.” A agência também informa que as pessoas que utilizam implantes da PIP devem visitar seu médico para saber se são necessários exames para verificar as condições da prótese, já que seu rompimento só pode ser verificado por meio de exames clínicos.




http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1557531-5603,00-ANVISA+PROIBE+NO+BRASIL+IMPLANTES+DE+SILICONE+QUE+SE+ROMPEM+COM+FACILIDADE.html

Cientistas descobrem conexão biológica entre estresse, ansiedade e depressão


Grupo canadense criou inibidor molecular, testado em cobaias.Distúrbios estão entre principais causas de doenças crônicas, diz OMS."Cientistas da Universidade de Ontario Ocidental, no Canadá, identificaram pela primeira vez uma conexão biológica entre estresse, ansiedade e depressão. O grupo, liderado por Stephen Ferguson, demonstrou em artigo publicado na revista “Nature Neuroscience” como estresse e ansiedade podem levar à depressão.
O mecanismo de conexão descoberto envolve a interação entre o receptor de fator de liberação de corticotropina 1 (CRFR1, cuja ativação leva à ansiedade em resposta ao estresse) e tipos específicos de receptores do neutrotransmissor serotonina (5-HTR, que induz ao estado depressivo). O CRFR1 atua no aumento do número de 5-HTR em superfícies de células no cérebro.
Os pesquisadores desenvolveram um inibidor molecular que, testado em camundongos, bloqueou o circuito. O inibidor ainda não chegou ao estágio de agente farmacológico eficaz para tratamento de humanos. A próxima fase da pesquisa vai tentar justamente alcançar esse patamar.
“De acordo com a Organização Mundial da Saúde, depressão, ansiedade e outros distúrbios de comportamento estão entre as causas mais prevalentes de doenças crônicas. Ao explorar o potencial da biologia molecular, Ferguson e colegas mostraram novos caminhos que poderão se mostrar importantes para a melhoria das vidas de muitas pessoas que sofrem com esses problemas”, disse Anthony Phillips, diretor dos Institutos Canadenses de Pesquisa em Saúde, que financiou a pesquisa.
O artigo “CRF receptor 1 regulates anxiety behavior via sensitization of 5-HT2 receptor signaling” foi publicado na edição mais recente da revista científica “Nature Neuroscience”.http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1566283-5603,00-CIENTISTAS+DESCOBREM+CONEXAO+BIOLOGICA+ENTRE+ESTRESSE+ANSIEDADE+E+DEPRESSAO.html

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Eu converso comigo




Tenho conversado muito comigo ultimamente sobre as coisas que faço. Volta e meia preciso seriamente de uma conversa.

"Endireite a coluna", eu digo para mim mesma quando chego à beira da escada. Jogo os ombros para trás e começo a jornada. Só espero não cair.

Quando eu acordo e a dor está pior, eu falo: "Lembre-se de que no mundo sempre existe uma dor maior. E essa aqui vai passar."

É realmente um problema não ouvir o que estão falando. Eu me preocupo pensando se não respondi alguma bobagem.

Mas aí eu digo para mim mesma Que resposta boba não é nenhuma novidade. Quantas vezes, enquanto ainda escutava bem, eu não disse bobagem também?

Sei que hoje preciso de óculos para leitura e por isso converso comigo: "Agradeça por poder ler. Muitos não podem nem ver."

Eu me mando levantar e andar, embora preferisse apenas sentar e ler. Mas, se quero um corpo ágil, devo obedecer.

Posso andar, ver e ouvir. Não tão bem, mas ainda consigo. Acho que me fazem bem as conversas que tenho comigo.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

O MuNEAN será inaugurado no dia 20 de maio de 2010


O museu agregará o que de mais moderno a tecnologia dispõe no mercado, visto que sua concepção parte de uma inspiração fundamental, que é perceber que a primeira pessoa que cuidou da gente em nossa vida, muito provavelmente, foi um enfermeiro ou alguém desempenhando o papel dele. O Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery propiciará a pesquisa, preservando e comunicando toda a história da profissão, os profissionais e as especialidades. A homenagem a enfermeira Anna Nery é o reconhecimento a uma profissional do 'cuidar' que, na Guerra do Paraguai, foi essencial ao prestar os primeiros socorros como enfermeira. Ela é considerada um símbolo de dedicação, solidariedade e profissionalismo numa época com poucos conhecimentos científicos e num local tão inóspito.

O MuNEAN situa-se numa edificação do século XIX, no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador-BA, protegida por tombamento, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Seu projeto arquitetônico procurou fornecer ao Museu um destaque aos seus principais setores e espaços, estando limitado, contudo a condicionantes arquitetônicas da edificação histórica. O

DIA DE LUTA PELAS 30 HORAS FOI UM SUCESSO





DIA DE LUTA PELAS 30 HORAS FOI UM SUCESSO

Aproximadamente três mil profissionais da enfermagem brasileira (enfermeiros, técnicos e auxiliares) atenderam a convocação das organizações representativas e compareceram a Câmara Federal, (13), para cobrar a votação imediata do Projeto de Lei 2295, que estabelece a carga horária dos trabalhadores da enfermagem em 30 horas semanais.

De acordo com os representantes do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), somente do sistema COFEN-CORENs mobilizou 56 ônibus para transportar a capital Federal dois mil e quinhentos trabalhadores, de todas as unidades da federação. As demais organizações representativas (ABen, CNTS, FNE e Sindicatos) também mobilizaram seus filiados.

Durante o período da manhã os profissionais da enfermagem se concentraram na frente do Congresso Nacional, de forma pacífica, onde promoveram um grande ato público que contou com a presença e o apoio de diversos deputados federais.

À tarde, nas dependências da Câmara Federal, enquanto uma comissão das entidades entregava ao presidente Michel Temer um abaixo assinado contendo 115 mil assinaturas em apoio ao PL 2295, os demais profissionais visitavam os gabinetes dos parlamentares esclarecendo o projeto e pedindo apoio.

O presidente da Câmara Federal elogiou a mobilização da enfermagem brasileira e explicou que o Projeto de Lei ainda não foi à votação no plenário porque oito Medidas Provisórias estão obstruindo, visto que elas (MPs), regimentalmente, trancam a pauta por gozarem de primazia nas votações. Temer prometeu colocar em votação o PL das 30 horas assim que ela for desobstruída, mas alertou para a pressão que vem sendo feita pelas Santas Casas e dos Hospitais que são contra a aprovação.

O Conselheiro Federal Antônio Marcos Freire destacou o sucesso da mobilização e pediu que os profissionais da enfermagem mantenham a pressão junto aos parlamentares federais dos seus estados. "Ontem foi um dia de luta que mostrou ao Congresso Nacional a força dos trabalhadores da enfermagem, pois somos quase um milhão e meio de profissionais", observou Freire.


FONTE http://www.portalcofen.gov.br/Site/2007/materias.asp?ArticleID=10590&sectionID=38

ESTAGIO NO HGPV




ALUNOS DO CURSO DE ENFERMAGEM DA FTC FIZERAM ESTÁGIO NO HGPV NA MATERNIDADE




ACONTECEU NOS DIA 23A 27 DE MARÇO DE 2010, NO HOSPITAL GERAL PRADO VALADARES, O ESTAGIO DE SAÚDE DA MULHER, DO CURSO DE ENFERMAGEM DO 5 SEMESTRE VESPERTINO DA INSTITUIÇÃO FTC DE JEQUIE OS DISCENTES ALCINA, DAIANE,ELCIA, IGOR, JONIO, GLEIDNAI, MIQUEIAS , RONIELE.


O DISCENTE JONIO DIZ:

Ser enfermeiro é, ajudar a mulher em trabalho de parto que estiver ansiosa, com medo ou com dor: elogiá-la, encorajá-la e tranqüilizá-la; dar-lhe informações sobre o processo e o progresso de seu trabalho de parto; ouvi-la e ser sensível aos seus sentimentos.